Boas Práticas de Gestão em Saúde: Assistencial e Executiva é o tema do 4° Simpósio do Complexo Hospitalar da UPE

Na manhã de hoje (25/04), aconteceu a abertura do 4° Simpósio do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) no auditório Jaime Scherb da FCM da instituição. O tema dessa quarta edição será "Boas Práticas de Gestão em Saúde: Assistencial e Executiva". O evento, que contou com a presença da comunidade acadêmica, estudantes e convidados, é realizado em conjunto com os três hospitais do complexo da instituição: Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário (Procape).

A abertura do Simpósio, que aconteceu com a presença da cantora Nena Queiroga executando o Hino de Pernambuco, foi feita pela vice-reitora da UPE, Profª. Socorro Cavalcanti, que parabenizou toda a equipe envolvida e destacou a importância do evento. “É um momento importante na comunidade acadêmica em que todos os profissionais envolvidos tem um único objetivo: compartilhar experiências”, disse.

“ O simpósio congrega duas áreas de relevância, a educação e a saúde, pois estimula a participação de todos os alunos de graduação e pós-graduação”, destacou o superintendente do Complexo Hospitalar, Gustavo Trindade Henriques Filho,

Já a presidente de honra do simpósio, Profª Paula Loureiro falou sobre sobre a importância de encontros como este. “Já são 4 anos disseminando pesquisas, conhecimento. Agradeço a todos que colaboraram pela realização deste evento”, frisou.

O evento, que contará com mesas de debates e apresentação de trabalhos científicos orais e em formato de pôster impresso, é voltado para profissionais da área de gestão assistencial e administrativa/executiva representados pelos servidores, docentes, discentes, das áreas de saúde e gestão da saúde.

Compuseram ainda a mesa de abertura, a vice-reitora da UPE, Profª, Socorro Cavalcanti, os gestores executivos do Procape, Huoc e Cisam , Ricardo Lima, Isabel Avelar, Olímpio Moraes, respectivamente, a diretora da FCM, Dione Maciel, a professora, Rute Cândida, a representante do secretário de saúde do estado, André Longo, Cristina Mota, o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, o presidente do Cremepe, Mário Fernando Lins, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluisio Lessa.

Estão inscritos para participar do IV Simpósio 685 participantes e serão apresentados 250 trabalhos científicos durante o evento.

Leia mais...

UPE realiza 2º Encontro Nacional do Centro em História Cultural das Religiões

A Universidade de Pernambuco (UPE) realiza entre os dias 22 e 24 de julho de 2019 o 2º Encontro Nacional do Centro em História Cultural das Religiões (CEHIR). A segunda edição do evento tem como objetivos promover a consolidação das investigações em torno da História Cultural das Religiões, o compartilhamento de ideias, os debates sobre as pesquisas em desenvolvimento e a promoção de atividades que fortalecem os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão nas universidades do Brasil.

O encontro será na Faculdade de Ciências da Administração  e Direito de Pernambuco (FCAP), na Avenida Sport Clube do Recife, 252, no bairro da Madalena, no Recife.

Leia mais...

Campus da UPE em Petrolina promove Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente

Desde 2015 o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Petrolina vem se consolidando em escala local, regional e nacional pela formação de mestres em Educação aptos a atuar em diversos níveis de ensino. Com o objetivo de compartilhar com a sociedade o trabalho desenvolvido durante todo esse tempo, a unidade realiza o 1 ° Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente no período de 03 a 05 de julho de 2019. As atividades do evento compreendem conferências, espaços de diálogos, feira de produtos didáticos e experiências internacionais.

O tema geral do evento será “Educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares”.  O objetivo é refletir sobre a educação como uma prática interdisciplinar inserida não somente em espaços convencionalmente escolares, mas, sobretudo, reconhecendo os espaços não escolares como potenciais locais de vivências educativas, especialmente, considerando-se o momento em que se presenciam cortes substanciais que impedem a viabilização do ensino público nesse país. 

Leia mais...

Reitor da UPE participou de inaugurações na Fcap

O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, e o diretor Pro-Tempore da Faculdade de Ciências da Administração e Direito da Universidade (Fcap), Prof. José Roberto Cavalcanti, inauguraram, ontem (23/04), a sala de professores com Dedicação Exclusiva, a sala de estudos dos alunos de mestrado e iniciação científica e a rede de internet livre da unidade.

Leia mais...